Etapas
Resgate de fotos antigas

O Projeto de Elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Itajaí, é dividido nas seguintes áreas de conhecimento:

Resgate rápido de Dados Históricos:
Através de bibliografia, entrevistas, fotos, pesquisas já realizadas e dados dos municípios, será traçado um histórico da região, identificando também alguns aspectos culturais.

 

Equipe Diagnóstico Abiótico em campo

Diagnóstico Abiótico:
Através de visitas por boa parte do território do parque nacional, este diagnóstico vai indicar o sistema viário, trilhas e estradas internas do parque, apresentar regime de precipitação, temperaturas, ventos e umidade, dados climáticos locais, como ocorrência e distribuição de geadas, secas e enchentes, caracterizar a geologia, o relevo e a edafologia (estudo dos solos) da região, além de avaliar parâmetros morfométricos dos principais ribeirões da área.

Levantamento preliminar fundiário:
Este levantamento pretende identificar e convocar os proprietários de terras dentro do parque para a entrega dos documentos necessários para a regularização fundiária

Reunião aberta com a comunidade

Levantamento Sócioambiental:
O objetivo principal desta área é envolver a população do entorno e interior do parque nacional na gestão do parque, através de contato direto com a comunidade. Isso será feito através de entrevistas, reuniões e oficinas, que irão levantar as caracte-rísticas da população moradora na área de entorno e interior.
Este levantamento também vai identificar a percepção da população sobre o parque, as situações de conflitos, existentes ou potenciais, relativas à ocupação e apropriação de recursos naturais e destacar o impacto das atividades desenvolvidas (caça, pesca, coleta, cultivo, criação de animais e outros).

Identificação da Fauna

Diagnóstico Biótico:
Será realizado um diagnóstico rápido da Fauna e Flora do parque, que visará identificar espécies ameaçadas de extinção ou raras, endêmicas, novas ocorrências de espécies, como também as que possuem restrições de hábitat.

Gestão de Conflitos:
Com as informações captadas no Levantamento Sócioambiental, será estudada uma forma de minimizar os conflitos identificados, através da elaboração de forma conjunta e consensual de uma estratégia de ação para superação desses problemas.


Diagnóstico sobre a Ocorrência de Incêndios Florestais no PNSI:
Esta etapa consiste em realizar um resgate histórico e identificar a origem dos focos de incêndio na região, através de dados obtidos nas entrevistas com as comunidades na Zona de Amortecimento e no interior do PNSI e também com a análise dos Boletins de Ocorrência (BOs) referentes ao período compreendido entre 2000 e 2006, disponibilizados pela Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental e pelo 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra de Itajaí
Site desenvolvido por Liquidificador - Agência