O Parque Nacional

Charles Steuck
Instalado sobre um relevo extremamente ondulado, coberto por exuberante floresta atlântica e berço de inúmeros mananciais, o Parque Nacional da Serra do Itajaí é um complexo de beleza cênica incomparável e riquíssima biodiversidade, onde ainda sobrevivem espécies da flora e fauna oficialmente reconhecidas como ameaçadas de extinção. A unidade abriga significativa porção dos remanescentes florestais do Bioma Mata Atlântica no Brasil, hoje reduzidos a apenas 7,84% de sua área original (Fonte: INPE, SOS Mata Atlãntica e Instituto Socioambiental).

O Parque Nacional compreende uma área de 57.374 hectares e altitudes de 80 a 1039 metros, abrangendo nove municípios de Santa Catarina (Indaial, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Vidal Ramos, Apiúna, Guabiruba, Ascurra e Presidente Nereu) e tem por principais objetivos:
- Contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;
- Proteger e recuperar recursos hídricos e ed�ficos (solos);
- Proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;
- Incentivar atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
- Promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico;
- Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e cultura, e promovendo-as social e economicamente.

RETROSPECTIVA
1979 - O pesquisador Roberto Miguel Klein destaca a qualidade e o estado de conservação das florestas na região da Serra do Itajaí como sendo uma das melhores do Estado de Santa Catarina. No mesmo ano o empres�rio blumenauense Udo Schadrack defendia publicamente a idéia da criaçâo de um Parque naquela região.

2000 - Levantamentos detectam que os remanescentes florestais do Bioma Mata Atlântica no país estariam reduzidos a apenas 7,84% de sua área original (Fonte: INPE, SOS Mata Atlântica e Instituto Socioambiental). O estado de conservação, a relevância e a biodiversidade da Serra do Itajaí levam o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlãntica a propor ao Ministério do Meio Ambiente a criação de um Parque Nacional na região.

2001 - Em agosto, Ministério, Ibama e Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica iniciam estudos detalhados sobre a região do Parque. O projeto é anunciado publicamente como compromisso do MMA pelo Ministro Sarney Filho.

2004 - Através do decreto do dia 4 de junho de 2004 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria o Parque Nacional da Serra do Itajaí, abrangendo regiões dos Municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos, no Estado de Santa Catarina, com o objetivo de preservar amostra representativa do bioma Mata Atlântica e os ecossistemas ali existentes, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra de Itajaí
Site desenvolvido por Liquidificador - Agência