Perguntas & Respostas

A equipe que executa o projeto de Elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Itajaí, está entrando em contato com as comunidades que residem dentro do Parque Nacional e no seu entorno.

No desenvolvimento dessas atividades, percebeu-se que a criação do parque provocou o surgimento de inúmeros questio-namentos. Neste sentido, o projeto preocupou-se em elaborar este panfleto, cujo objetivo principal é esclarecer algumas das principais dúvidas junto às comunidades em relação ao parque.

Perguntas mais frequentes:

O que é o Plano de Manejo?
O Plano de Manejo nada mais é do que a reunião de várias informações sobre a unidade de conservação que vão auxiliar no planejamento, na implantação e no gerenciamento do parque. Isto quer dizer que o Plano de Manejo é que vai apontar quais atividades poderão ser desenvolvidas na área.

Quem realiza o Plano de Manejo?
Uma equipe composta por vários profissionais que estão realizando estudos sobre flora, fauna, clima, solos e rios dentro do Parque Nacional, bem como na comunidade de entorno, buscando ali o diagnóstico das principais atividades desenvolvidas e a participação da comunidade na construção do plano.

Por que a criação de um Parque Nacional é importante?
Porque a proteção dos recursos naturais é uma necessidade para a garantia da qualidade de vida das populações, e das gerações futuras. Um bom exemplo é a conservação dos recursos hídricos, respon-sáveis em boa parte pelo abastecimento de água em todas as cidades. Se não cuidarmos desse recurso, muito em breve sofreremos as conseqüências.

Existe vantagem econômica para as comunidades próximas a um Parque Nacional?
Existem vários parques nacionais no país. Em todos percebe-se o desenvolvimento das comunidades através de atividades relacionadas ao turismo, tais como: implantação de novas rotas turísticas, implementação de pousadas e hotéis, desenvolvimento de ecoturismo, gastro-nomia local, turismo rural, artesanatos, esportes radicais e incremento nas vendas do comércio local, através do maior fluxo de visitantes.

Quantos municípios possuem áreas que fazem parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí e quais são?
O parque é composto por nove municípios, sendo respectivamente: Indaial, Guabiruba, Presidente Nereu, Apiúna, Botuverá, Blumenau, Vidal Ramos, Gaspar e Ascurra.

O que é a área de entorno ou zona de amortecimento?
É a área que abrange 500 metros a partir do limite do parque.

Como saber se faço parte desse entorno?
Entre em contato com a nossa equipe.

Moro no entorno do Parque Nacional, vou precisar sair?
Não. A comunidade que mora no entorno continua com seus direitos de propriedade, permanecendo no local e desenvolvendo suas atividades rotineiras.

Existem restrições para quem mora no entorno?
Se houver necessidade de restrição em alguma atividade realizada pela comunidade do entorno, o plano de manejo vai definir após a realização dos estudos.

Como saber se minhas terras estão dentro do parque?
Todos os proprietários que possuem terras dentro do parque receberão a visita da equipe do Plano de Manejo. Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe, através do telefone e e-mail que aparece neste panfleto.

Qual o valor da indenização?
O valor das indenizações será o valor de mercado e dependerá de diversos fatores, tais como: os valores estipulados para cada município, a realidade de cada propriedade, o número de benfeitorias existentes, dentre outros.

Ocorrerá indenização para comunidade de entorno?
Não haverá indenização para a comunidade que mora no entorno, pois ela permanecerá e poderá continuar desenvolvendo suas atividades normais.

Tenho Pinus e/ou Eucalipto plantado na área do parque antes do decreto de criação, o qual diz que até julho de 2006 terei que cortar, mas ainda não chegou a época certa do ciclo de corte. O que fazer nesse caso?
Entre em contato conosco para encaminharmos suas dúvidas ao IBAMA.

E o plantio de Pinus e Eucalipto na área de entorno do Parque, como ficará?
Até que seja elaborado definitivamente o Plano de Manejo, essas atividades não sofrerão nenhuma restrição, portanto, continuam normalmente.

Como posso fazer alguma sugestão ou crítica a respeito do Plano de Manejo?
Entre em contato com a equipe de elaboração do Plano de Manejo pelo telefone (47) 3321-0434 ou através de e-mail: planodemanejo@acaprena.org.br .

Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra de Itajaí
Site desenvolvido por Liquidificador - Agência